19 de jun de 2014 | By: Nayara Ferreira

Faculdade: Trabalho X Faculdade

Mais um post da Série sobre faculdade.
Lembrando que são experiências minhas, cada um é cada um.. Que seja da forma que tu achar melhor, até porque trabalho e faculdade são duas coisas bem complicadas.. Enfim...

Desde o começo da faculdade eu trabalhava, passei apenas alguns meses no segundo ano desempregada, mas ainda sim cuidava do meu sobrinho em casa, então não estava totalmente livre.

Quando comecei o blog eu estava na terceiro ano de faculdade e em semana de prova eu sempre me afastava do blog, porque a coisa era sempre complicada, mas já fiz dois posts com a minha rotina de estudos em época de prova e como conciliava o trabalho e a faculdade, para quem quiser dar uma olhada tem aqui e aqui.

O que mais precisamos ter é disciplina e dedicação, a "chave para o sucesso" (clichê, mas real).

Acho que não existe uma forma universal para manter essa relação. Cada um leva as coisas de um jeito, da melhor forma que consegue, o Maximo que eu posso fazer é dar dicas, com base no que eu passei, para você tentar adaptar a sua rotina, então vamos lá?

- Acho que a primeira coisa necessária é saber respeitar seus limites, não adianta se matar de estudar, e deixar o trabalho de lado, assim como a sua vida. Tenha seu horário para trabalho, seu horário na faculdade, seu horário para o estudo e seu horário para lazer. Precisamos de um tempo para nós mesmos, sem muita preocupação ou estudos, isso da um gás a mais para continuarmos. Durma e coma bem, isso é extremamente importante. Lógico que as vezes você vai dormir mais tarde que o recomendado, mas procure ter um sono de qualidade ainda sim.

- Rotina, palavra que uns amam e outros odeiam, mas a rotina é essencial neste caso, torna as coisas mais fáceis e simples com o tempo. Você se acostuma com a rotina, com os horários determinados para o estudo e no fim você esta preparado para provas e outras coisas sem ter que se "matar".

- Aprenda a dizer não quando necessário. Nem todos os finais de semana você vai poder sair com os amigos, nem todos os dias você vai ter tempo para falar com eles, nem todo momento você vai estar no facebook. Entenda que em algumas momentos da nossa vida vamos precisar sacrificar certas coisas para obter um retorno depois, algumas baladas a menos significa mais tempo para estudo e descanso, e menos dinheiro gasto. Algum tempo longe do celular e do facebook te dão mais concentração. Como eu disse antes, tenha tempo para tudo, mais entenda que precisará sacrificar algumas coisas em algum tempo.

- Estudar todos os dias ajuda você a estar mais preparado para as provas, já que nesta semana você vai estar mais nervoso. Como vai ter estudado antes, uma lida nos resumos deixa a coisa mais fácil e sem muito estresse nos dias antecedentes as provas.

- Trabalho é importante, muita gente para conseguir pagar o estudo, trabalha. Mas temos que estabelecer prioridades, se o seu trabalho te consome muito esforço, pense na sua prioridade, conseguir o diploma ou continuar trabalhando? As vezes vale a pena a gente ter um trabalho com alguns reais a menos e um diploma onde depois podemos conseguir muitas coisas melhores. Pense.

Bom gente, isso é o que eu fiz (nem sempre, as vezes trocava de tatica ou dava preguiça mesmo, sou humana!) para conciliar o trabalho e a faculdade, falei mais de estudo que de outra coisa, mas como eu disse: prioridades. A minha sempre foi o estudo, mas precisava do trabalho, lógico. Mas hoje posso falar que estou onde estou graças a meus esforços, noites mal dormidas e alguns reais a menos.

Rotina de estudo mesmo, está no post que deixei ali em cima para vocês, caso queiram saber melhor, só dar uma olhada.

Espero que tenha ajudado, e me contem como era a rotina de vocês entre trabalho e estudo, ou como está sendo né?!

Próximo post a gente fala sobre estágio, aquela hora em que a gente coloca em pratica o que aprende na teoria. Perguntas? Coloque ai nos comentários ou na page do blog. Quer mandar seu depoimento? Tem a aba contatos ou só me mandar um e-mail: nayaraof_10@hotmail.com. Vem dividir sua experiencia com a gente!

Beijoos!

Mais post da série Faculdade: A escolha do curso - Primeira impressão - E se for o curso errado?

4 comentários:

Karollyna Alves disse...

Oi Nayara, eu sei bem o que é esse "se vira nos trinta" entre faculdade e estudo. Ano passado eu preferia dormir cedo e acordar por volta das 5:30 da manhã pra ter uma hora e meia de estudos... é bem puxado mesmo. Agora que estou temporariamente desempregada (assim espero rsrsrs) estou relaxando mais pra estudar bastante enquanto posso.

Bzus,
BC
www.miniquiteria.blogspot.com.br

Jessica O disse...

Achei muito interessante esse post principalmente a parte de estudar todos os dias um pouco que é o único jeito que dá certo pra mim.Fiz administração mas precisei trancar, pretendo voltar no ano que vem em outra área. Beijos
BC Orquídea Negra

Aline Gabriela disse...

Realmente é complicado conseguir conciliar as coisas, eu ainda estou no técnico e correndo atrás do estágio e morrendo de medo de como serão as coisas quando eu conseguir.
Gostei muito do jeito que você abordou o assunto, porque é como se desse um "norte" pra pessoas como eu.
Beijo
BC pretobrilhante.blogspot.com

Ivanete Candido disse...

Maravilhoso! Profundo! Beijos!

Postar um comentário